I Timóteo 2.11 “As mulheres devem aprender em silêncio e com toda a humildade”.
É costume ouvirmos que as mulheres falam demais. Não sei se isso é verdadeiro ou falso, mas como mulher devo acrescentar que é uma grande mentira, pois há homens que falam muito mais praticando inverdades. Quando crianças costumávamos brincar de “vaca preta” quando queríamos que o silêncio reinasse no local e a maioria das vezes eram os meninos que comiam os resíduos delas.
O apóstolo Paulo orienta que não deve haver machismo na igreja. A mulher foi criada com a mesma dignidade que o homem, ambos foram feitos à imagem e semelhança de Deus, e são parceiros, um completando o outro. “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1.27). Em nossos dias encontramos mulheres tratadas como objeto, sempre inferiores ao homem, humilhadas e sujeitas à violência, algo inadmissível nas Escrituras, pois Jesus pregava a igualdade.
Paulo não era machista. Pelo contrário, muitas mulheres se destacaram em seu ministério. Temos Priscila que foi uma mulher incrível que serviu a Deus junto com seu marido Áquila.
Eles foram amigos e colaboradores do apóstolo Paulo e ensinaram a palavra de Deus a muitas pessoas. Quando Paulo fala que a mulher santa e sábia aprende em silêncio, e ganha o marido no silêncio, ele não está diminuindo ou desprezando a mulher, mas está falando de maturidade, do poder de uma arma difícil de usar chamada silêncio.
Ficar em silêncio nem sempre é fácil, às vezes dá um “comichão” na língua. A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ele põe toda a nossa vida em chamas” (Tiago 3.6). O sábio Salomão também disse: “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando” (Provérbios 13.3).
Zacarias ficou mudo até o nascimento de João Batista, por ordem do anjo Gabriel, para aprender a crer. Deus determinou a ele um tempo de silêncio para que pudesse repensar sua fé. O silêncio é uma virtude de uma pessoa madura, é uma arma poderosa dos homens e mulheres de Deus. Jesus enfrentou a morte e o inferno com o silêncio. É no silêncio que podemos chegar mais perto de Deus. É através do silêncio que nossos pensamentos podem fluir e penetrar no coração do Pai. Exercite o poder do silêncio em sua vida e maravilhe-se com o que acontecerá. O silêncio é também uma maneira de adorar a Deus.
Graça e paz. Amém!
Antonia Vieira de Lima Oliveira

Comments