Oremos uns pelos outros
- Missão Atos 4
- 19 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5: 16.
Temos vivido num período em que os relacionamentos estão cada vez mais superficiais. Isso se reflete em várias situações da nossa vida: na escola, no trabalho, na faculdade e mesmo na família. O filósofo Zygmunt Bauman vai mencionar que vivemos na era dos relacionamentos líquidos, ou seja, relacionamentos sem profundidade, que facilmente escapam por entre os nossos dedos. Desta forma, cabe aqui uma pergunta: qual o reflexo deste tipo de relacionamentos para nossa vida?
Vivemos numa correria tão grande que mal temos tempo de respirar, não é mesmo? São tantas responsabilidades e desafios, que muitas das vezes nos sentimos na corda bamba do tempo. E em vários dias, não conseguimos encontrar uma brecha no dia para orar, quanto mais para orar por outra pessoa.
Mas, o que acontece a partir do momento em que reconhecemos a importância dos relacionamentos uns com os outros? Ao construirmos relacionamentos firmados em Cristo, somos orientados pela Palavra de Deus a estar intercedendo uns pelos outros. Conforme Agostinho: “A oração genuína e total nada mais é do que amor.”.
O que significa orarmos uns pelos outros? “Significa comunicarmos a Deus as necessidades, as preocupações ou mesmo os pecados dos outros, pedindo ao Senhor que haja em benefício dessas pessoas, para realizar a sua vontade.”. A oração é uma das maiores formas de demonstrarmos amor pelas outras pessoas.
Orar pelas nossas necessidades é fácil. Já orar pelas necessidades dos outros é uma atitude aprendida e colocada em prática dia a dia. Devemos orar pelos outros com o mesmo fervor com que oramos por nós mesmos, pois somos todos membros do mesmo corpo (Rm 12: 5).
Por que devemos orar pelos outros? Tg 5: 16. A oração é uma grande demonstração de amor ao próximo. Quando eu oro pelo outro, demonstro o meu amor por ele e que estou ali para ajudá-lo. Ou seja, a atitude de orar pela outra pessoa demonstra que estou disposto a suportar a carga que aquela pessoa está carregando: seja a carga da enfermidade, do desemprego, do problema familiar...
Além disso, orar pelos outros é também uma ordem e uma responsabilidade. Ao orarmos, Deus age por sua vontade, misericórdia e graça.
Jesus nos deu o exemplo quando orou por seus discípulos. O Salvador que enfatizou a importância da oração também reconhecia a importância de orar pelos outros. Na oração sacerdotal, Jesus orou por seus discípulos (João 17: 9, 15). A igreja orou por Pedro – At 12: 5. Esse é um grande exemplo de Deus respondendo uma oração feita em favor de outra pessoa.
Diante desses exemplos, percebemos a necessidade e a importância de separarmos um tempo diariamente de qualidade para orarmos e intercedermos pela vida de outras pessoas.
Por quem devo orar? Algumas pessoas que devem estar em nossas orações a Deus são: pelos líderes da nossa igreja. Ore também por aqueles que estão iniciando sua caminhada de fé. Ore pelos irmãos que você tem menos contato ou afinidade. Ore pelos pequenos grupos da igreja e por aqueles que os ministram. Ore pela nossa cidade, estado e país. Interceda também por aqueles que o feriram ou magoaram. A lista não termina por aqui.... Você pode incluir várias outras pessoas que precisam da sua oração!
É muito importante compreendermos que os nossos relacionamentos também devem ser baseados e alicerçados em oração a Deus. Desta forma, que eu e você nos comprometamos a orar uns pelos outros, sabendo e reconhecendo que fazendo isso, estamos cumprindo uma parcela de nossa responsabilidade como cristãos e demonstrando nosso amor ao próximo.
Por Cláudia Duarte
Comments