top of page
PNG LOGO BRANCA.png

Salmo 103 - O Salmo de gratidão

Atualizado: 11 de abr. de 2020

Todo o meu ser louve o Senhor; louvarei seu santo nome de todo o coração. Todo o meu ser louve o Senhor; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos. Ele perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças. Ele me resgata da morte e me coroa de amor e misericórdia. Ele enche minha vida de coisas boas; minha juventude é renovada como a águia!” Salmos 103:1-5

Gostaria de iniciar nossa conversa propondo a você que responda a duas perguntas bem simples: quantas vezes você disse a palavra obrigado hoje? Ou fez um agradecimento? 1, 5, 10, 20 vezes? Atualmente, são muitos especialistas, médicos, psicólogos, terapeutas, dentre outros profissionais que reforçam a importância de sermos gratos. Sobre isso, um dado interessante foi apontado pelo Dr. Robert Emmons, da Universidade da Califórnia: conforme esse especialista, as pessoas que expressam o sentimento são mais bem humoradas, otimistas, praticam mais exercícios físicos, dormem melhor, têm a pressão arterial mais controlada e menores níveis de depressão e estresse.


Certamente, desenvolver uma atitude de gratidão é fundamental para o ser humano. Mas, é possível ser grato mesmo em meio ao caos, ao desespero, à dificuldade, ao desemprego, à doença, à escassez ou recessão financeira? Pelo que devo ser grato? E, relacionado a esse pergunta: a quem devo dedicar a minha principal gratidão? Não vou me dedicar neste texto a refletir sobre a nossa atitude de gratidão no que se refere às outras pessoas, o que também é muito importante para nós. Vou refletir com você um pouco sobre gratidão à luz da Bíblia Sagrada e para isso vamos meditar em alguns versos do Salmo 103.


O Salmo 103 é uma belíssima canção em que o salmista Davi louva, adora e agradece a Deus. Ao longo de suas palavras podemos perceber que o salmista reconhece a compaixão, a bondade e o perdão do Senhor. Um dos aspectos que me chama a atenção neste salmo é que Davi foi um homem que enfrentou uma série de conflitos, provações, problemas, lutas, desafios e dificuldades, mas ainda assim, ele reconheceu o cuidado e a graça de Deus sobre a sua vida e por isso este homem era grato e adorava ao Senhor. A gratidão de Davi não estava relacionada simplesmente ao fato de ter sido constituído rei, ou de possuir uma mesa farta, uma bela moradia e roupas caras e confortáveis, pois ele sabia que tudo isso era circunstancial e passageiro.


Da mesma forma, a gratidão de Davi ultrapassava o caráter terapêutico de ser grato. Pelo contrário, Davi era grato por Deus ter perdoado os seus pecados, restaurado e redimido a sua vida, o resgatado da morte e o “coroado” de amor e misericórdia. Ou seja, seu louvor e sua gratidão não estavam baseados somente nas bênçãos materiais que o Senhor lhe havia concedido (embora Davi reconhecesse o cuidado divino neste aspecto também). A gratidão do salmista era dirigida a Deus, por seu amor, perdão e favor que são infinitos e completos.

Estamos vivendo momentos difíceis e muito complexos na história da humanidade. Cada um de nós enfrenta suas próprias lutas, seus dilemas, desafios e dificuldades.


Todavia, ainda que “o mundo desabe sobre as nossas cabeças”, podemos contar com o Deus amoroso e misericordioso que acolhe a nossa vida com graça e compaixão e que sofreu para que assim, tivéssemos a vida eterna e abundante em Cristo. Que cada um de nós reconheça este Deus como o Senhor e Salvador de sua vida e seja grato a ele por seu cuidado e auxílio que se renovam a cada manhã.

No Senhor, o Deus que é digno de toda nossa gratidão,


por Cláudia Duarte.



 
 
 
PNG LOGO BRANCA.png

Missão Atos 4

Rua Goiás, 3773

Votuporanga/SP

BRASIL

  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Obrigado pela sua mensagem

©2019 by Missão Atos 4. Todos os direitos reservados.

bottom of page