Provérbios 12.19 “Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante”.
Existem fatos que marcam nossa vida, principalmente na infância. Um deles é que ouvia minha mãe dizer: “não conta mentira que cresce o nariz”. Então quando ela me pegava numa “mentirinha” eu apertava o nariz para que ele não crescesse. Acho que por isso fiquei com o nariz grande e achatado! O grande mentiroso da Bíblia foi Satanás. Ou Diabo. Ou Chifrudo. Ou Fedorento.
Seja por quais nomes ele seja conhecido foi o primeiro a contar uma mentira e enganar Eva fazendo com que ela comesse do fruto proibido e desobedecesse a Deus. E assim entrou o pecado no mundo. A bíblia diz que o Diabo é o “pai da mentira” (João 8.44). Quando mentimos desagradamos ao Pai celestial e adotamos o diabo como nosso guia fazendo o que ele mais gosta. Os mentirosos estão longe da presença de Deus. Ele é a própria verdade e quer que sejamos retos e honestos como seu Filho Jesus.
É comum as pessoas dizerem que cometem pequenas mentiras, mas na realidade, para Deus mentira é mentira de qualquer maneira. Não existe mentirinha. Há um ditado popular que diz que a “mentira tem perna curta”, isso porque, mais cedo ou mais tarde ela será descoberta.
Além de Satanás outros “mentirosos” aparecem na Bíblia: Raabe que precisou mentir para salvar a vida dos espiões (Josué 2.1-16); Sifrá e Puá, parteiras hebréias que omitiram para salvar a vida dos bebês hebreus (Êxodo 1.15-21); Caim quando mentiu que não sabia onde estava o seu irmão Abel (Gênesis 4.9); Ananias e Safira que mentiram sobre o valor do terreno ofertado (Atos 5.1-11).
Parece que a mentira entrou definitivamente em nossa cultura. Não podemos aceitá-la. O Espírito Santo é o Pai da verdade, e Satanás o pai da mentira. É sempre melhor ficar do lado da verdade. Um bom começo é abandonar as inverdades nas redes sociais. Quando postar alguma coisa, que seja sempre verdadeiro, não é comer ovo e postar caviar. Nós pertencemos a Deus, temos o Espírito Santo em nós.
Por isso a mentira não pode estar em nós. A verdade traz cura, solução e o favor divino. Mesmo que sejamos pressionados é melhor ficar do lado da verdade. A mentira nunca permanece encoberta e, quando cobra o seu preço, traz destruição. Veja o caso de Ananias e Safira que por terem mentido perderam a vida. Quanto mais dermos espaço para o Espírito Santo em nossa vida, mais em verdade andaremos. Você anda contando mentira? Mude o seu comportamento porque a verdade liberta. A verdade nos faz mais livres e nos aproxima de Deus.
Graça e paz. Amém!
Antonia Vieira de Lima Oliveira

Comments