Lâmpada acesa!
Êxodo 27.20 “Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro das olivas batidas para a iluminação, para que as lâmpadas fiquem sempre acesas”.
Lâmpada acesa enchendo o ambiente de luz. Quem não gosta de luz? A luz nos faz enxergar muitas coisas. Contemplar as belezas da natureza. Contemplar a chuva que cai. Poder olhar os olhos do filho. Poder contemplar os cabelos brancos ou os vincos da face daquele que está ao nosso lado. A luz nos dá tudo isso e muito mais. E o que dizer da mãe que é luz para o filho. Lâmpada sempre acesa. Sempre preocupada com seu bebê. Aprende a conhecer seu choro desde cedo. Choro de fome. Choro de dor. Passa as noites ao lado do berço.
Qualquer choramingo a desperta. Amamenta. Cuida. Troca fraldas. Às vezes fica cansada, mas não troca de lugar com ninguém. Quando o bebê vai crescendo surgem novas preocupações: vacinas, pediatras e até dentistas. Quanto amor! Quanto cuidado! Lâmpada acesa para o filho. Direcionando seus caminhos. Ensinando a orar. Mãe que é mãe não se esquece de Provérbios 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. É preciso investir na criança toda a sabedoria, amor, educação e disciplina necessários para que ela se torne plenamente comprometida com Deus.
E isso a mãe sabe fazer bem. Vai daqui. Vem de lá. Corre o dia todo. Leva o filho para a escola. Vai para o trabalho. Quando chega a noite está “o pó”. Mas ainda tem tempo para ensinar o filho. Ajudá-lo nas tarefas. Onde encontra tempo? O Senhor o dá. O Senhor renova suas forças. “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31). Quem vive no Senhor tem esperança e paciência de que Ele, o Criador o livrará de todo o mal. Por isso a mãe entrega os caminhos do seu filho a Ele, ao Deus que conhece e sabe todas as coisas.
Mãe que é lâmpada acesa é vigilante. Cuidadosa. Preciosa. Os filhos crescem. Tomam rumos diferentes, mas ela permanece de joelhos. “Perseverai na oração, vigiando” (Colossenses 4.2ª). Mãe que é lâmpada acesa ora e vigia. Sempre. Em todos os momentos. Em quaisquer circunstâncias. Mãe que é mãe chora quando o filho chora. Alegra-se quando o filho se alegra. Mãe que é lâmpada acesa aceita a vontade de Deus como fez Maria que deu a luz não a um filho qualquer, mas sim ao Messias. Não a simples bebê, mas ao próprio Deus. Maria que se alegrou com a vinda daquela criança e chorou aos pés da cruz toda a dor da perda. Maria que foi lâmpada acesa para Jesus. Que sejamos assim para nossos filhos!
Para Jesus toda a honra! Glórias! Aleluias!
por Antônia Vieira de Lima Oliveira

Comments